quarta-feira, 1 de julho de 2015

Torta Tripla de Chocolate






Olá! 
Há alguns dias, quando me encontrei om umas amigas para um café, experimentei uma torta de três tipos de chocolate, denominada Torta Belga. Gostei da torta e pensei que seria simples reproduzi-la...
Não sei se a receita original é igual a minha versão. Mas depois de pensar um pouco “com os meus botões” a respeito dos ingredientes me pus a trabalhar... Para minha satisfação a torta fiou exatamente como eu imaginava que seria e foi aprovada pela minha “equipe de degustadores” altamente qualificada (meu marido e minha filha).
A receita é simples, mas com sabor e aparência sofisticada.... 
A única alteração (intencional) na torta foi a base, pois queria fazer uma base diferente, não queria uma base tradicional daquelas que utilizam bolachas trituradas... Ao invés das bolachas resolvi utilizar cereal matinal de chocolate... Gostei do resultado pois deixa a base mais arenosa e isso contrasta com a cremosidade da torta... Mas a escolha do tipo de base para essa torta deixo a critério de cada um...
Enfim, só quem fizer poderá dizer o que achou! Vou me despedindo e desejando um ótimo restante de semana! Beijos e até a próxima!



TORTA TRIPLA DE CHOCOLATE
(Rende uma torta - forma n° 20)

Ingredientes:

Base:
60 g de cereal matinal de chocolate (utilizei Nescau Cereal)
40 g de manteiga 
1 colher (sopa) de cacau em pó 

Recheio:
200 g chocolate branco (Laka ou Galak)
200 g de chocolate ao leite
200 g de chocolate amargo ou meio amargo
3 caixinhas de creme de leite
½ pacote de gelatina em pó sem sabor (6 g)

Preparo:

Para a base:
Triturar o cereal no processador ou no liquidificador juntamente om o cacau em pó. Transferir para uma tigela e adicionar a manteiga e misturar até formar uma farofa parecida com areia grossa de praia. 
Em uma forma de fundo falso coloque a farofa e pressione bem até formar a base da torta. Leve ao forno pré-aquecido (180 °C) e deixe assar por aproximadamente 15 -20 minutos, ou até que tenha aparência de assado. Tire do forno e deixe esfriar.

Para o recheio:
Hidrate a gelatina conforme a instrução da embalagem (com a metade da água, pois estamos utilizando ½ pacote de gelatina). Mas não aqueça ainda...
Pique cada tipo de chocolate separadamente. Em 3 tigelas que possam ir ao micro-ondas coloque cada tipo de chocolate e utilize uma caixinha de creme de leite para cada um dos chocolates. Misture o creme de leite e o chocolate e leve uma tigela por vez ao micro-ondas em potência média por 1 minuto. Retire do micro-ondas e mexa bem, repita o processo até que o chocolate esteja derretido. Faça esse processo para cada tipo de chocolate e mantenha-os aquecidos (para colocar a gelatina em seguida).
Depois que todos os chocolates estiverem derretidos e misturados homogeneamente ao creme de leite, leve a gelatina que já estava hidratada ao micro-ondas por metade do tempo indicado na embalagem. Retire e misture bem. Divida a gelatina igualmente entre as três tigelas de chocolates e misture bem cada uma para que não formem pedaços de gelatina não dissolvidos (por isso é importante que os cremes de chocolate estejam ainda quentes).
Forre com uma fita larga de acetato a lateral da forma e então coloque o creme de chocolate amargo sobre a base da torta e leve para a geladeira por 30 minutos. Depois desse tempo, retire da geladeira e sobre a primeira camada adicione o creme de chocolate ao leite e leve novamente para a geladeira por mais 30 minutos. Por último adicione a camada de chocolate branco, alise bem, se necessário dê leves batidas com a forma sobre a bancada para formar uma camada lisa. Leve à geladeira para firmar por no mínimo 4 horas.
Desenforme e decore com raspas de chocolate branco.

Observações importantes!!!

1) Deixe os cremes de chocolate cobertos com um pano fora da geladeira. Eles não devem ser levados à geladeira enquanto não tenham sido colocados na torta, pois fica mais fácil formar as camadas com os cremes em temperatura ambiente. 

2) Se não tiver acetato para forrar a lateral da forma, pode-se utilizar papel alumínio. Esse processo é importante para ajudar na hora de desenformar a torta. Como eu não tinha acetato utilizei o papel alumínio (na foto da pra ver como fica o acabamento).

2 comentários:

  1. vou fazer hj mesmo!!! delicia!!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, ficou perfeita! Só toquei o cereal por biscoito mas acredito que não fez diferença porque ficou maravilhosa! Parabéns pela receita e pelo compartilhamento!

    ResponderExcluir