terça-feira, 4 de agosto de 2015

Chipa Paraguaia


Olá! Já faz alguns dias que não apareço por aqui... mas tirei uns dias para ir visitar minha família e tirei uma folga de tudo! Mas agora já estou de volta e com receita boa pra compartilhar!!!
As chipas paraguaias são um quitute que conheço há um bom tempo... sempre gostei muito delas mas nunca havia feito a receita. Teve uma época, logo após conhecê-las, em que procurei a receita mas não tive sucesso. Depois disso não procurei mais a receita e só fui me deparar com ela porque tinha polvilho doce sobrando e não sabia o quê fazer com ele. Foi aí que a receita apareceu!  
Para quem não conhece, a chipa é um biscoitinho de queijo parecida com o nosso pão de queijo. É parecida... porém não se enganem,  chipa é chipa e pão de queijo é pão de queijo!
Essa receita que compartilho é uma adaptação de uma receita que achei por aí na internet... Só não me perguntem onde! Quando me deparei com a receita não confiei muito que daria certo e por isso nem marquei a sua fonte... fiz como teste, sem esperar que fosse dar certo, mas deu certo, só precisava de uns ajustes... Então dei umas mexidas aqui e ali para ajustar ao meu paladar e saiu essa belezinha que pode (e deve) ser congelada crua. 
Essa receita rende muito. Faço sempre metade e ainda assim congelo uma boa parte pois a chipa é boa para ser consumida fresquinha... O que eu mais gostei nessa receita é que a chipa congelada é tão gostosa quanto a que não foi congelada. Isso torna a vida muito mais prática e deliciosa!!!
Essa é uma receita muito simples na sua execução e por isso vale a pena experimentar! Deixo aqui a minha sugestão e nos vemos em breve!
Um grande abraço a todos!!!!   



CHIPA PARAGUAIA

Ingredientes:
2 ovos
400 gramas de polvilho doce
100 gramas de manteiga (em temperatura ambiente - ponto pomada)
450 gramas de queijo minas light ralado fino (ou ricota)
100 g de queijo parmesão ralado
15 gramas de fermento em pó 
2 colher (chá) rasas de sal
Leite (quantidade necessária para dar ponto) 
Sal a gosto
Salsa picada (opcional)

Modo de preparo:
Em uma tigela misture os ovos, o fermento em pó, o queijo minas e a manteiga. Mexa bem com as mãos. Aos poucos, acrescente o leite e continue amassando com os dedos até dar ponto, ou seja, até que a massa não grude mais nas mãos.
Faça chipas em formato de ferradura e coloque-as numa forma untada com manteiga. Cuide para não moldá-las muito grandes ou grossas pois  isso fará com que não fiquem bem assadas por dentro. Asse-as em forno preaquecido (180 °C)  até que fiquem douradas (cerca de 15 a 20 minutos).


Observações importantes
  1. Para não ter problemas com o ponto da massa deixe uma parte do polvilho separada e adicione o leite até dar ponto, caso fique grudento adicione o polvilho reservado até que desgrude das mãos.
  2. Assei as minhas em forno elétrico com o dourador ligado e por isso o tempo não passou de 15 minutos.
  3. Para congelar é só seguir a receita até moldar as chipas. Colocá-las em uma forma forrada com papel manteiga e cobri-las com mais uma folha de papel manteiga. Por cima da forma ainda coloco um saco plástico ou filme plástico. Depois que estiverem congeladas retiro da forma e coloco em um saco plástico ou em um pote que possa ir ao congelador. Para assar retire diretamente do congelador para o forno pré-aquecido (não deixe descongelar). A temperatura do forno deve ser de 190 -200°C

Um comentário:

  1. Me surpreendi com a parte de tirar do congelador direto para o forno!

    ResponderExcluir