segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Balas de Gelatina


Olá! Hoje quero compartilhar uma receita muito simples mas que fez um mega sucesso com crianças e adultos, tanto aqui em casa, como também na casa da minha irmã e na casa da minha mãe. São balinhas de gelatina super fáceis de fazer e que resistem firmes fora da geladeira. 
Minha irmã, a Cris, é apaixonada pela ideia de fazer balas de gelatina e nas férias de inverno nos encontramos na casa dos meus pais e ela resolveu que iria achar uma receita que funcionasse. Não foi a primeira vez que tentamos fazer balinhas de gelatina... Procuramos várias receitas... com suco de frutas, ágar-ágar, ... Confesso que nas outras vezes nos frustramos tanto com o sabor como com a consistência... Mas dessa vez devo exaltar a "teimosia" da minha irmã em fazer as ditas balinhas... finalmente foi um sucesso!!! As crianças amaram e queriam comer as balinhas o tempo todo.  
Quando voltei de férias comprei mais forminhas e fiz uma produção em série de diversos sabores! Foi a festa das balinhas!!!


Essa receita por ser muito fácil e não ter muitos passos é uma ótima opção para envolver as crianças. Seja para misturar a gelatina ou para desenformar as balinhas... para as crianças é uma atividade muito divertida... Afinal, se você fosse uma criança não iria achar o máximo poder fazer suas próprias balinhas? Até eu achei o máximo!!!!
Bom, vou ficando por aqui. Até a próxima!!!!!



BALAS DE GELATINA

Ingredientes:
1 envelope de gelatina em pó (do seu sabor preferido)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
150 ml de água fria
formas de silicone para gelo

Preparo:
Em uma tigela coloque o pó de gelatina com sabor e o pó de gelatina sem sabor, adicione a água fria e mexa até que todo o líquido adquira a uma consistência de purê. Quando atingir essa consistência é porque a gelatina já hidratou. 





Em uma frigideira ou panela baixa coloque água até uma medida de aproximadamente dois dedos, ou seja, o suficiente para fazer um banho-maria. Leve ao fogo até a água ferver. Quando começar a ferver desligue o fogo e coloque a tigela com a mistura de gelatinas dentro da panela com água e mexa até que a gelatina esteja completamente dissolvida e líquida.


Retire a tigela da panela e com o auxílio de uma colher comece a encher as forminhas com o líquido de gelatina. Leve as forminhas para a geladeira por 20 minutos para que fiquem bem frias e então desenforme. 



Observações:
  1. Atenção!!! A gelatina não pode ferver!!! Por isso faça o processo do banho-maria com o fogo desligado!!!!
  2. As balinhas endurecem até em temperatura ambiente, porém para desenformarem perfeitamente é melhor que estejam bem frias, por isso que a etapa de colocar na geladeira é importante.
  3. Com relação à gelatina sem sabor preste atenção que geralmente nos mercados encontramos essa gelatina em embalagens que vem com dois pacotes de 12 g cada. Para uma receita utiliza-se apenas um pacotinho.
  4. Se quiser uma quantidade maior de balinhas pode-se fazer a receita dupla. Na foto acima o rendimento é da receita dupla.

2 comentários: