quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Tartufo



 Olá!!!!
Hoje quero compartilhar uma torta gelada trufada deliciosa. Simplificadamente diria que é um sorvete de mousse de chocolate na forma de torta. Delicioso e que fica ainda melhor com essa farofinha de amêndoas!!!
Essa é uma receita adaptada do livro Cooking. Na receita original utiliza-se biscoitos amaretti esfarelados, mas como eu não os tinha inventei essa farofinha que ficou um luxo. Essa farofinha pode ser utilizada para servir com outras sobremesas e também com o seu sorvete preferido.


Outra diferença é que na receita original a torta não vai ao congelador e sim à geladeira. Essa diferença só descobri hoje quando fui anotar a receita aqui no blog. Quando fiz a receita não observei esse "detalhe" (Kkkk!). Mas apesar desse "lapso" a receita deu super certo e o que gostei mais é que mesmo congelada ela é macia o suficiente para ser cortada em fatias, o que acredito que seja devido ao conhaque.
Enfim, uma receita deliciosa para fazer bonito em qualquer ocasião. 
Um grande abraço a todos e até a próxima!!! 


TARTUFO

Ingredientes:
2 claras
85 g de açúcar
250 g de chocolate meio amargo picado
300 ml de creme de leite fresco gelado
2 colheres (sopa) de conhaque

Farofa:
3 colheres (sopa) de farinha de amêndoas ou amêndoas processadas finamente
1 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar refinado

Preparo:
Forre uma forma (n°20) com filme plástico.
Bata o creme de leite até atingir consistência e formar picos suaves, não deixe bater até o ponto de chantilly. Reserve na geladeira
Coloque as claras e o açúcar em uma tigela sobre uma panela com água fervente (em banho-maria) e bata por cinco minutos, ou até a mistura se tornar consistente, opaca e formar picos suaves.
Derreta o chocolate em banho-maria, junte às claras e mexa até encorporar. Acrescente o creme de leite batido e o conhaque. Coloque na forma e leve ao congelador.

Prepare a farofa: Em uma frigideira coloque a farinha de amêndoas e o açúcar e leve ao fogo baixo mexendo sempre até que comece a dourar levemente. Retre do fogo e continue mexendo para esfriar.Transfira para uma tigela e utilize na hora de servir a torta.

Sugestão: Sirva a torta acompanhada de frutas como morangos, kiwis, uvas sem sementes cortadas ao meio ou ainda com uma combinação de frutas de sua preferência.  

4 comentários:

  1. muito boa ,gosto muito de amêndoas,de chocolate e outros condimentos ,bjs Dani

    ResponderExcluir
  2. Amiga, da pra atualizar o blog com mais receitas por favor?! Aff.. Que demora! Agora vou lá pegar meu mirtilo! Que saudadeeee! Quero chá na sua casa hoje! Hoje! Com bolo, biscoito e chá. Aí que saudadeeeee!

    ResponderExcluir