quarta-feira, 12 de maio de 2010

Creme de batatas para esquentar!


O inverno está a caminho e o friozinho já se apresentou! Então para combatê-lo uma boa pedida é uma sopinha, mas não uma sopinha qualquer e sim um delicioso Creme de Batatas. Esse creme é o favorito aqui em casa... mas pensando bem, ele já conquistou alguns fãns entre nossos amigos também!!!
O detalhe que não posso deixar de contar é que a receita faz parte da coleção Escola de Cozinha, uma coleção antiga que a minha mãe tem completinha... bem, não tão completinha assim, pois tem um ratinho que anda se apossando pouco a pouco dos livros (será que alguém suspeita quem pode ser esse ratinho, uma dica: não é o pequeno chef do Ratatuille...)
Ops... esqueci que a minha mãe também vai ler esse post!!! Oi Mãe, beijinho!

Deixo então essa deliciosa dica para quem quiser mandar embora o frio e ficar super contente!!!
Obs1: vou colocar a receita como está no livro, pois feita segundo o original é de comer de joelhos, mas como ultimamente não tenho coragem de dar tanto trabalho às minha amadas artérias ando reduzindo a quantidade de manteiga e posso dizer que o sabor não tem me decepcionado!

Obs2: o caldo de carne que deixa essa sopa mais saborosa é o da Knorr. Não estou fazendo propaganda, mas já usei outros e foi decepcionante.


Creme de Batatas (para 4 pessoas)


Ingredientes:

2 alhos-porós
10 colheres (sopa) de manteiga - tenho usado apenas 4
3 batatas grandes
1 litro de caldo de carne (1 litro de água + 2 tabletes de caldo de carne)
1/2 xíc (chá) de leite
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de creme de leite
Fatias de pão de forma
Salsinha

Preparo:
Limpe os alhos-porós, lave-os e corte-os em rodelas. Leve ao fogo baixo uma panela com 4 colheres de manteiga e deixe derreter, adicione o alho-poró e refogue mexendo de vez em quando. Acrescente as batatas descascadas e cortadas em pedaços. Depois de alguns minutos adicione o caldo de carne quente e deixe cozinhar por 30 minutos.
Tire do fogo e bata no liquidificador. Volte a panela, adicione o leite e misture bem.
Leve ao fogo e deixe ferver. Junte uma colher de manteiga amassada com a farinha de trigo. Deixe ferver em fogo brandodurante alguns minutos. Desligue o fogo e adicione o creme de leite e mais uma colher de manteiga. Tampe a panela e mantenha o creme quente.
À parte, frite o pão de forma cortado em cubinhos na manteiga restante. Retire do fogo e coloque sobre papel absorvente.
Sirva o creme com o pão e salsinha picadinha.

3 comentários:

  1. Vou tentar fazer aqui em Floripa! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu já provei!! é realmente uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  3. vou fazer hoje, de novo ..hehehe...o frio aqui em Santa Maria já chegou!!! beijo!

    ResponderExcluir