quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pavlova de chocolate

Antes de qualquer coisa gostaria de me desculpar por demorar tanto em atualizar o blog, mas eu estava de férias na casa dos meus pais. Antes de sair de férias pensei que conseguiria manter as duas postagens semanais, mas como vocês mesmos observaram, não foi possível. Contudo, não lamento muito, pois férias são férias e um descanso é necessário. Foram dias muito bons, mesmo em meio ao frio. Foi nessas férias que decidi apresentar aqui no blog uma série de receitas de família. A primeira será apresentada ainda nessa semana, e será muito especial pois é uma receita da minha querida Vó Dilma e que me traz muitas recordações. Hoje, porém, quero apresentar uma sobremesa deliciosa que fiz para comemorar o aniversário da minha mãe: Pavlova de chocolate!!!




Já fazia muito tempo que eu queria fazer essa receita, mas queria fazer em uma ocasião em que minha mãe estivesse presente, pois ela gosta muito de suspiro, merengue e todas as suas variações. Descobri a Pavlova através da Nigella em um de seus programas, onde ela dizia que essa é uma das suas sobremesas preferidas. Na época achei que deveria ser bom, mas como não sou muito chegada em suspiro não me empolguei muito. Na verdade não era chegada, pois agora sou! Gostei muito e agora entendo a Nigella. Quanto a minha mãe, ela amou a receita, e não só ela mas também o meu pai e minha tias, o que me deixou muito feliz!


Pavlova de chocolate

Base de merengue de chocolate:
6 claras
300 gr de açúcar
3 colheres (sopa) de cacau em pó peneirado [como não tinha usei chocolate em pó]
1 colher (chá) de vinagre balsâmico ou vinagre de vinho tinto [usei o balsâmico]
50 gr de chocolate finamente picado


Cobertura de creme de leite:
500 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
chocolate picado


Preparo:

Base de merengue:

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga e risque com um lápis um círculo de 20 a 23 cm. Unte o papel manteiga. Bata as claras até formar picos suaves. Acrescente o açúcar (uma colher por vez) até formar um merengue firme e brilhoso. Polvilhe o cacau em pó por cima, adicione também o vinagre e o chocolate. Misture tudo delicadamente até que o cacau esteja completamente misturado. Despeje o merengue na assadeira (dentro do círculo), achate o topo e alise as laterais. Coloque no forno e então diminua a temperatura para 150 ºC imediatamente e então asse por cerca de 1 hora e 15 minutos. Quando estiver pronto deverá aparentar as beiradas crocantes e firmes e a superfície seca, mas quando pressionado no centro deverá estar macio. Desligue o forno e deixe a porta entreaberta para o disco de merengue esfriar lentamente.

Cobertura de creme de leite:

Bata o creme de leite com duas colheres (sopa) de leite e o açúcar até ficar denso, mas ainda macio (ponto de chantilly). Misture o chocolate picado.
Montagem:
Em um prato, inverta a base de merengue e coloque por cima o creme de leite batido. Decore com chocolate finamente picado.

2 comentários:

  1. parece uma delícia!!! vou tentar fazer!!

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Estou doida para fazer essa receita, mas o forno da minha casa, só tem temperatura mínima de 180 graus.
    O que faço?

    ResponderExcluir