terça-feira, 23 de novembro de 2010

Risoto de pêra e erva-doce

A gripe andou pegando pesado aqui em casa. Não sei se essa semana vou conseguir cozinhar alguma coisa. Entretanto não queria deixar o blog abandonado. Então vou colocar uma receita de um risoto muito gostoso que fiz já faz um tempo e ainda não tinha apresentado pois o blog acabaria virando um blog só de risotos...








Risoto de pêra e erva-doce
(para 2 pessoas)


Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 xícara (chá) de vinho branco
1/2 bulbo de erva-doce cortado em tiras
1 e 1/2 pêra cortada em cubos
1 colher (sopa) de manteiga p/ finalização do prato
1 litro de caldo de erva-doce (*)
2 cubos de caldo de legumes

Manteiga e óleo para refogar



Preparo:

Primeiro prepare o caldo de erva-doce: Limpe o bulbo de erva-doce e reserve as folhas e os pedaços que não estão muito bonitos para fazer o caldo. Em uma panela coloque 1,5 litro de água e as partes de erva-doce que foram separadas. Deixe ferver até reduzir um pouco o líquido. Tampe e deixe descansar um pouco.
Corte a erva-doce em tiras e refogue com um pouco de óleo e manteiga. Adicione o arroz e refogue mais um pouco. Acrescente o vinho e deixe evaporar um pouco, mexendo sempre. Vá adicionando aos poucos o caldo de erva-doce misturado com os cubos de caldo de legumes e mexendo constantemente até que o arroz esteja "Al dente". Adicione as pêras cortadas em cubos e mexa mais um pouco. Desligue o fogo. Distribua a manteiga em pedaços pequenos. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Mexa novamente e sirva.

Observações:
  • Quando for adicionar as pêras é bom que o risoto esteja com pouco caldo, pois a pêra solta água.

  • Para aqueles que não conhecem abaixo está uma foto do bulbo de erva-doce.
*Foto do site Culinária Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário