quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Muffins de blueberry


Ná época em que tomei conhecimento da existência das blueberries eu ainda estava fazendo faculdade de engenharia. Foi quando comprei meu primeiro livro de receitas. Acho que naquela época essa fruta não estava disponível no Brasil. Esperei muito tempo até me deparar com ela nos mercados... e feliz foi o dia do nosso tão esperado encontro. Pode até ser cômico ler isso, mas esperei muito tempo até encontrar essas frutinhas, tinha muita curiosidade quanto ao sabor dela "in natura" e também nas receitas. Aqui em Erechim (minha cidade natal e onde residem os meus pais), para minha surpresa e alegria, há uma plantação de blueberries. Nesses dias em que estou passeando por aqui a minha mãe comprou dois quilo dessa frutinha. O primeiro quilo foi para fazer geleia e o segundo está sendo utilizado para outros fins, entre eles os muffins de blueberries. Fiquei encantada com o resultado que obtive com esses muffins. A fofura da massa, que se desmancha na boca, e o perfume aconchegante que fica na casa é, no mínimo, encantador!   


Como está chegando o fim do ano e acho que essa é a minha última postagem de 2010, queria oferecer essa receita a todos os vocês que tem acompanhado o blog, representando o carinho e a gratidão que tenho pela companhia e pelo interesse de vocês nesse blog que é feito com muito amor e dedicação!!!
Vou terminando por aqui, agradecendo a Deus por esse ano e desejando a todos um ótimo e abençoado final de ano!!!! Ah! E um 2011 ainda melhor!!!!  


Muffins de Blueberry

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açucar comum
1/2 xícara de óleo vegetal
1 ovo
250 gr de iogurte natural (1 e 1/2 pote)
1 e 1/2 xícara de blueberries frescas

Preparo:
Numa tigela misture bem um fuê: ovo, iogurte e óleo. Em outra tigela peneire todos os ingredientes secos (açúcar, farinha, canela, bicarbonato, fermento e sal). Retire 2 colheres (sopa) da mistura seca e misture com 1 xícara de blueberries que serão misturadas a massa. Reserve a outra 1/2 xícara para colocar sobre os muffins no final. Misture os líquidos sobre os ingedientes secos. Adicione as blueberries. Encha as forminhas até aproximadamente 2/3 da capacidade. Distribua as frutinhas separadas sobre os muffins. Leve assar em forno pré-aquecido a 180 ºC até que estejam douradinhos e passem pelo teste do palito. Depois de assados deixe esfriar sobre uma grade.

8 comentários:

  1. Visitei o teu blog pela primeira vez e adorei.. está lindo! :D Parabéns!! :D
    Beijinhos
    Sarinha

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Sara!!! Seja bem vinda!!!!
    Beijos.........

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, achei seu blog e amei ... já vou testar umas receitas. Fiquei curiosa ... Vc é de Erechim? Cursou Engenharia? É que me mudei para Erechim a pouco menos de 1 ano pra fazer mestrado em Eng de alimentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú!
    Seja bem vinda ao blog. É um prazer tê-la por aqui!
    Sou de Erechim, mas já faz muito tempo que estou morando em Joinville/SC, onde fiz a faculdade de engenharia civil. Espero que você esteja gostando de Erechim, amo essa cidade e nesse último ano fui diversas vezes passear por aí!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. essa receita é muito boa,eu fiz!!! ficou uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  6. DANI! QUE SAUDAES VEM PASSAR MAIS UMAS FÉRIAS AQUI EM ERECHIM,BJS

    ResponderExcluir
  7. Era muito bom,sair do consultório e dar uma fujidinha ai pra tomar um chima doce uns bolinhos,cantar coma julinha saudades!!!!!!!!!!!!BJS

    ResponderExcluir
  8. Minha tia querida, também tenho saudades. Vem você passar uns dias aqui em Joinville que te faço mais uns docinhos e um bom mate-doce. Um beijão enorme!!!!

    ResponderExcluir