quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tâmaras com chocolate e Pistache



Sabe aquela receita que você fica namorando, namorando... só esperando encontrar algum ingrediente... Bom, com essa receita foi assim. Desde que comprei o livro da Joanna Farrow, fiquei de olho nessa receita, mas não encontrava o pistache sem casca, só aquele torrado e salgado. Entretanto, meu pai foi a Porto Alegre essa semana e encontrou as "ditas cujas". Não perdi tempo e fui fazer a tão aguardada receita, não aguentava mais esperar!!! Como não tinha os equipamentos adequados para trabalhar com o chocolate (garfos para banhar, papel manteiga, ...) dei uma improvisada e como vocês podem ver na foto eles não ficaram necessariamente bonitos, mas naquele momento só queria saber qual era o sabor daqueles docinhos tão lindos do livro. Vocês já estão imaginando... são realmente deliciosos. Fiquei encantada com a delicadeza do sabor. Tudo combina muito bem, sem falar que eles são encantadores, aquele verdinho dentro da tâmara escura parece uma jóia, uma jóia do oriente.  


 Tâmaras com chocolate e Pistache

Ingredientes:
50 gr de pistache sem casca
15 gr de açúcar de confeiteiro
15 gr de açúcar comum
1 colher (sopa) de licor de laranja (não tinha, então usei rum)
18 tâmaras grandes
100 gr de chocolate meio amargo (usei ao leite)

Preparo:
Coloque o pistache em uma tigelinha e cubra com água fervente. Deixe descansar por aproximadamente 1 minuto, depois escorra a água. Seque com várias folhas de papel-toalha para remover a pele. Como a pele fica mole também é fácil tirar com as mãos.
Coloque o pistache em um processador de alimentos e bata até que esteja bem moído. Adicione o açúcar de confeiteiro, o açúcar comum, o licor, e bata até obter uma pasta espessa. Retire do processador, molde rolinhos e corte em 18 pedaços uniformes.
Faça um corte na parte superior de cada tâmara e retire o caroço. Recheie cada tâmara com um pouco da massa de pistache.
Derreta o chocolate numa tigelinha. Faça o processo de temperagem. Passe a metade inferior de cada tâmara recheada no chocolate derretido e vá colocando sobre uma folha de papel-manteiga. Deixe endurecer em um local fresco ou na geladeira.
   

2 comentários: