domingo, 27 de março de 2011

Brownie bicolor



Nessa semana que passou recebi a visita de uma amiga muito querida que conheci no curso de cozinheiro, do qual acabamos desistindo juntas. Mas isso é uma longa, muito longa história... O que importa é que nos tornamos boas amigas! Eu sabia que ela estava esperando que eu fizesse algo doce para recebê-la mas não sabia o que fazer... então saí em busca de ideias em meus livros de receita até que bati o olho nessa receita e pensei que ela iria gostar. Acertei em cheio pois a Gi estava torcendo para que eu fizesse um bolinho. Fiquei muito contente em ver a satisfação de minha amiga em comer esse bolo... e não foi só ela, eu também caí de amores por esse brownie, principalmente depois de experimentá-lo com a calda de chocolate branco. A calda na verdade não fazia parte da receita, mas combinou perfeitamente. Fiz duas caldas: uma de chocolate branco e outra de capuccino. Ambas ficaram deliciosas mas a que mais combinou com o bolo, na minha opinião, foi a de chocolate branco. Enfim, foi uma tarde muito agradável, cheia de conversas e chocolate! 



Brownie bicolor

Ingredientes:
Camada de chocolate amargo:
60 g de manteiga
120 g de açúcar
2 ovos
100 g de chocolate amargo
75 g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó

Camada de chocolate branco:

60 g de manteiga
120 g de açúcar
2 ovos
100 g de chocolate branco
75 g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó

Preparo:
O procedimento consiste em preparar separadamente as duas massas e em seguida espalhá-las uma sobre a outra, formando duas camadas.
Camada de chocolate amargo:
Bata na batedeira a manteiga e o açúcar. Acrescente os ovos, um a um, e continue batendo até integrá-los. Derreta o chocolate e acrescente à preparação anterior e misture bem. Adicione a farinha previamente peneirada junto com o fermento. Misture e despeje a massa em uma forma forrada com papel manteiga e untado com manteiga. Espalhe a massa formando uma camada uniforme.
Camada de chocolate branco:
Siga o mesmo procedimento da massa anterior e espalhe a massa sobre a camada de chocolate amargo. Asse em forno médio (180 ºC) pré-aquecido até que esteja firme (faça o teste do palito). A receita original sugere o tempo de 25 minutos, mas eu tive que assar o meu por, aproximadamente, 40 minutos. 
 
Calda de chocolate branco:
Ingredientes:
1 caixinha de creme de leite
150 g de chocolate branco
 
Preparo:
Em uma panela pequena aqueça o creme de leite. Não deixe ferver. Quando estiver aquecido desligue o fogo e adicione o chocolate branco picado. Mexa bem.
 
Calda capuccino:
Ingredientes:
1 caixinha de creme de leite
150 g de chocolate branco
2 colheres (café) de café solúvel
2 colheres (chá) de licor de café

Preparo:
Em uma panela pequena aqueça o creme de leite e o café. Não deixe ferver. Quando estiver aquecido desligue o fogo e adicione o chocolate branco picado. Mexa bem. Acrescente o licor e misture novamente.

4 comentários:

  1. Parece muuuuuuuuuuuuito bom!! to morrendo de vontade de esperimentar!!!! depois te conto...

    ResponderExcluir
  2. Nossa ficou lindo de ver e deve ser uma delícia de comer! Sortuda sua amiga! bjs

    ResponderExcluir
  3. Dani, o bolo estava tão maravilhoso que comemos de uma vez só! Na nossa opinião as duas caldas combinaram muito bem! E como a Beta disse, sim, sou uma sortuda por dois motivos: primeiro por ter uma amiga tão especial e carinhosa como você e depois porque você simplesmente arrasa na cozinha. Senti falta apenas de um comentário: o tipo ou nome do chá que serviu, pois estava igualmente delicioso!
    Parabéns minha amiga! A próxima é por minha conta.
    Beijão, Gi.

    ResponderExcluir