segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pão de ricota



Nesse fim de semana finalmente preparei essa receita que eu tanto queria fazer. É o terceiro pão que faço em toda a minha vida, mas nunca comi um pão mais macio e saboroso do que este. É uma delícia!!! Essa receita rende 3 pães médios (totalizando aproximadamente 800 gramas). Assei dois pães e enquanto assava o terceiro, meu marido, minha filha e eu demos fim em um pão inteirinho. O pão estava quentinho e terminou bem depressa. Vale a pena fazer... pois não resta dúvida de que o trabalho de passar a ricota pela peneira é recompensado por um pão fofinho e saboroso!!!!
Beijos e um excelente início de semana a todos !!!


Pão de ricota

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
150 g de ricota fresca
50 g de fermento fresco (usei 20 g de fermento seco instantâneo)
30 g de manteiga
1 ovo
220 ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 gema para pincelar

Preparo:
Passe a ricota por uma peneira e coloque-a em uma tigela grande com a farinha, a manteiga, amolecida, o ovo e o açúcar.
Comecei passando a ricota pela peneira mas minha ricota era muito seca e ficou difícil passá-la pela peneira então ralei no ralador da foto fazendo movimentos circulares e sem muita força para que a ricota não se quebrasse resultando em pedaços grandes.
Amorne o leite, dissolva nele o fermento e junte-o aos demais ingredientes.
Como utilizei o fermento seco não dissolvi-o no leite, misturei à farinha no início da receita. Mas amornei o leite como diz na receita e misturei com os demais ingredientes.
Começe a misturar e, depois de alguns minutos, acrescente o sal.
Sove por mais de 10 minutos. Depois de sovar divida a massa em três partes e forme com cada uma delas pães de formato oval ou redondo.
Disponha-os bem distantes um do outro sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Cubra-os com um pano umedecido e deixe crescer por 2 horas em local quente (entre 25 e 27 ºC), até dobrar de volume.
Bata a gema junto com uma colher (sopa) de água, pincele com ela a superfície dos pães e asse-os em forno pré-aquecido a 170 ºC por 30 a 40 minutos, até que a superfície esteja bem dourada.
Assei os meus pães em temperatura 180-200 ºC por um pouco mais de tempo.

Observação:
  • Fiz essa mesma receita adicionando à massa tomate seco picado e também outra com manjericão desidratado. Em ambos os casos o resultado foi muito bom.

5 comentários:

  1. Oi, Dani
    Vou fazer esta receita, aqui em casa sempre tem ricota e eu ja nao sei o que fazer com elas(meu marido trabalha em um laticinio hehe)
    Ah e quanto ao caldo lourenciano, vale a pena fazer.
    Vou procurar a receita e te mando
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Muito legal, estou esperando a receita! Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens!!! ficaram com uma carinha muito apetitosa...quem diria que iria se aventurar pelo mundo dos pães!!! beijaozao

    ResponderExcluir
  4. Este pãozinho deve ficar bem gostoso com o sabor da ricota, adorei! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Esse pão deve ficar muito saborosa, estou aqui imaginando o com tomate seco! bjs

    ResponderExcluir