terça-feira, 17 de maio de 2011

Pavlova ao creme de água de flor de laranjeira


Existem combinações que são infalíveis em qualquer ocasião... chocolate com menta, chocolate com café, chocolate com laranja... quando ouvimos por alguma dessas combinações já nos dispomos a provar pois de fato são casamentos perfeitos. Na última vez em que estive na casa dos meus pais minha tia, que é uma amada e querida do meu coração, me presenteou com uma garrafa de água de flor de laranjeira. Já fazia tempo que eu queria fazer alguma receita com esse ingrediente e tão logo cheguei em casa já comecei  os experimentos. Uma feliz combinação que, para mim, é equivalente a qualquer uma das citadas acima, foi do chocolate com a água de flor de laranjeira. Me apaixonei imediatamente!!!  
Como a combinação do chocolate com a água de flor de laranjeira resulta em um sabor delicado, não sabia como utilizá-lo, pensei em inúmeras possibilidades mas tinha receio que o sabor se perdesse ou ficasse mascarado. Mas para minha felicidade esse creme ganhou destaque sobre a pavlova. Vale a pena experimentar!!!   


Pavlova ao creme de água de flor de laranjeira

Ingredientes
Base:
4 claras em temperatura ambiente
1 pitada de sal
250 g de açúcar
2 colheres (chá) de maisena
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
Algumas gotas de extrato de baunilha

Creme de água de flor de laranjeira:
170 g de chocolate ao leite ou meio amargo picado (1 barra)
1 caixinha de creme de leite
1 colher (chá) de licor de cacau
1/2 colher (chá) de água de flor de laranjeira


Preparo:
Base:
Pré-aqueça o forno em 180ºC. Forre uma assadeira com papel-manteiga e risque com lápis um círculo de 20 a 23 cm de diâmetro (no verso do papel) e unte. Bata as claras com o sal até formar picos suaves. Junte o açúcar (1/3 de cada vez) e bata até o merengue ficar firme e brilhoso. Polvilhe a maisena por cima, o vinagre e a baunilha e misture delicadamente. Despeje o merengue na assadeira (dentro do círculo), achate o topo e alise as laterais. Coloque no forno. Imediatamente reduza a temperatura para 150ºC e asse por 1 hora. Desligue o forno e deixe a pavlova dentro (com a porta entreaberta) até esfriar completamente. Inverta a pavlova num prato grande, coloque o creme por cima. Decore com laminas de amêndoas torradas.


Creme:
Em uma panela pequena aqueça o creme de leite o suficiente para derreter o chocolate, não deixe ferver. Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado, mexa até que o chocolate derreta completamente formando um creme. Acrescente o licor de cacau e a água de flor de laranjeira e mexa bem. Depois de frio leve à geladeira e deixe descansar por pelo menos duas horas. Antes de utilizar retire da geladeira e mexa bem.

2 comentários:

  1. Tivemos a oportunidade de experimentar esta delícia chamada pavlova... e quem preparou foi a própria Dani!!! É uma sobremesa leve devido ao creme com claras em neve a ao mesmo tempo deliciosamente doce devido a calda de chocolate!!! E a água de flor de laranjeira dá um sabor especial, que agrega sofisticação!!! Noossssaaa... muito chique! Bjus Dani e fique a vontade em nos permitir degustar das delícias que você prepara... Seu blog é muito bacana, como já te disse, e transparece o seu amor e interesse pela gastronomia!!! Até mais...

    ResponderExcluir
  2. Oi Janice! É um prazer e uma grande alegria poder desfrutar da amizade e companhia de vocês nesses momentos "gastronômicos", mas não apenas nesses momentos... Foi uma noite muito agradável a que tivemos. Pode deixar que vou ficar bem a vontade para compartilhar outras receitas! Um beijão!!!!

    ResponderExcluir