quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mascarpone caseiro + Tiramisú


Olá pessoal!!!
Essa semana estou muito feliz em escrever este post. Para mim, descobrir a receita do mascarpone caseiro foi como "descobrir a América". Fiquei radiante ao descobrir e ainda mais radiante depois de fazer e constatar que dá certo!!!! A receita eu vi no site do  Bem Simples, quem quiser ver o passo a passo pode assistir ao vídeo da receita no site. 
É bem fácil de fazer, não requer prática nem habilidade, é só misturar os ingredientes e deixar dessorar. Falando em ingredientes, só são dois. Não pode ser mais simples!!!
Para aproveitar fiz também um tiramisú, já que o mascarpone é a grande estrela dessa receita. Ficou muito bom e por isso, além de deixar a receita do mascarpone vou deixar também a receita do tiramisú.



 Mascarpone caseiro

Ingredientes:
1 litro de creme de leite fresco
60 g de suco de limão

Preparo:
Misturar o creme de leite e o suco de limão com o auxílio de uma espátula (não utilize o fuet). Depois de misturar transfira a mistura para uma peneira forrada com um pano de pratos apoiada sobre uma vasilha funda. Leve para a geladeira e deixe dessorar de uma dia para o outro. No dia seguinte retire o mascarpone da peneira e transfira para um pote com tampa. Seu mascarpone caseiro está pronto!!! Conserve na geladeira por até uma semana.


Observações:
  • Pode-se utilizar qualquer tipo de limão (siciliano, taiti, cravo). Eu utilizei o limão siciliano.
  •  1 litro de creme de leite rende bastante (aprox. 800 g), se quiser obter aproximadamente 350 - 400 g de mascarpone faça meia receita.


Tiramisú

Ingredientes:
250 ml de café bem forte, adoçado
20 ml de licor de café
4 gemas
120 g de açúcar de confeiteiro
400 g de mascarpone
1 caixa de biscoito Champagne açúcar fino (aprox. 180g)
 Cacau ou chocolate em pó para polvilhar

Preparo:
Após o café esfriar, adicione o licor e reserve.
Bata as gemas com o açúcar, na batedeira, até obter um creme claro e leve. Acrescente o mascarpone e bata somente até homogenizar. Comece a montar o tiramisú: Em uma travessa espalhe 1/3 do creme de mascarpone. Vá molhando os biscoitos no café e colocando na travessa, montando a camada de bolachas. Cobra com mais 1/3 do creme. Repita a operação das bolachas e cubra novamente com o creme restante. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Antes de servir termine o tiramisú com uma camada de cacau em pó polvilhado (utilize uma peneira para essa etapa). Sirva em seguida.

Observação:
  • No lugar do licor de café pode-se utilizar vinho marsala, conhaque, rum ou brandy.

33 comentários:

  1. Opa, minha maẽ vai gostar! rs
    :)

    ResponderExcluir
  2. Ficou maravilhoso, adorei o aspeto muito tentador!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de blog!
    Faz uma visita ao meu.
    Bjs

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Renata Furaste- Porto Alegre/RS28 de outubro de 2011 às 17:03

    Oie Daniele,sou amiga da Neca... adorei seu blog!
    delicia de receitas e bem explicadas! bjuxx

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, seja muito bem vinda ao blog! Muito obrigada pelo elogio, espero que esse espaço seja útil para você. Seja muito bem vinda!!! Um beijo!
    Daniele

    ResponderExcluir
  6. Pode crer! quando eu vi que vc descobriu tb foi como "descobrir a américa"! Vc não "descola" a de crem cheese pra gente não? gosto tantoooooo!!!
    Já dei "Ctrl c" e "ctrl v" nessa delícia pra meu caderninho de receitas! ebaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a de cream cheese é quase igual a essa , só que no lugar de creme de leite fresco e limão , vc usa somente iogurte natural de boa qqualidade . Coloque sobre uma pano e deixe dessorar igual como ela disse , depois que o soro sair , coloque sal e guarde na geladeira por até uma semana .

      Excluir
    2. a de cream cheese é quase igual a essa , só que no lugar de creme de leite fresco e limão , vc usa somente iogurte natural de boa qqualidade . Coloque sobre uma pano e deixe dessorar igual como ela disse , depois que o soro sair , coloque sal e guarde na geladeira por até uma semana .

      Excluir
  7. Daniele você é demais menina! Amei sua receita! Sua descoberta é tudo de bom! Como não poderia deixar de comentar, você é de Joinville e eu de São Francisco do Sul-SC. Feliz Natal e já sou sua seguidora! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Aprendi a fazer o verdadeiro Tiramisu, delicioso. Ao retornar ao Brasil/Porto Alegre decidi fazer o doce, contudo tive dificuldades de encontrar o verdadeiro mascarpone italiano. Encontrei no Mercado Público de Porto Alegre, mas os preços são um absurdo enquanto na França pagava algo em torno de 2,50 E o pote com 250g aqui me pediram valores que variam entre 20 e 28 reais, e o pote de 500g R$ 48,00. É um absurdo!!!! Que país é esse, não consigo entender como um produto, mesmo que importado, possa ter uma diferença absurda dessas??????

    Fui recomendado a usar o Creme chease + Creme de leite puro...Alguém ja testou a receita, fica igual, parecido???

    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Meu Mascarpone nao deu certo. Coloquei suco de 1 limao (60 g seria isso?). Ficou liquido. Ele nao talha mesmo ou fiz errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar ácido tartárico OU ácido cítrico (uma pontinha de colher de café), no lugar do suco de limão.

      Excluir
  10. Olá Cida!
    Não sei como você fez, mas a mistura com o limão precisa dessorar para que todo o líquido seja removido. Quanto a talhar, o creme não vai talhar ele vai engrossar um pouco e depois de dessorado(na geladeira)ele fica igual ao da foto.
    Espero ter ajudado!
    Um abraço,
    Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não fica! Tentei várias vezes e não dá certo. Não façam, comprem em algum mercado especializado. Não funciona essa receita, nem com creme de leite de garrafinha, nem com nata.

      Excluir
  11. Já estou levando a receita hein. Nunca fiz tiramisú por causa do mascarpone (nunca encontrei) mas agora nem existe mais desculpas né rsrs. Beijos

    ResponderExcluir
  12. O meu Mascarpone ficou com a textura ótima, bem cremosa, mas com cheiro de iogurte. É assim mesmo ?
    Obrigado por compartilhar !
    Abraço
    Marta

    ResponderExcluir
  13. Olá Daniele!

    Acabei de ler o teu perfil e me identifiquei contigo, também gosto de muitas coisas, faço faculdade de contábeis, mas minha grande paixão é a boa mesa!!
    Agora me divertir pesquisando no teu blog!
    Grande abraço!

    Rochele Rauber

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Daniele!
    Seu blog é demais!
    Uma viagem gastronômica. Amei!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Li a receita do mascarpone e tive uma dúvida: quanto dá 60g de limão em ml ou em quantidade de limões? Adorei a receita e seu blog!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  16. olá!
    Sobre a temperatura do creme de leite fresco. temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Se não ocorrer a reação (coagulação), experimente aquecer a mistura, elevando-a a entre 87 e 90 graus centígrados (JAMAIS DEIXE FERVER: AQUEÇA EM BANHO-MARIA)
      Misture DELICADAMENTE com uma espátula ou colher (NUNCA BATER).

      Excluir
  17. oi 60 gramas equivalem a quantos limôes?
    grata.
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  18. GOSTARIA MUITO DE FAZER A RECEITA...SÓ QUE NA MINHA CIDADE NÃO TEM CREME DE LEITE FRESCO. ÃO TEM COMO SUBSTITUIR/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema. Utilize o creme de leite de caixinha. Também dá certo.

      Excluir
  19. Não tenho creme de leite fresco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema. Utilize o creme de leite de caixinha. Também dá certo.

      Excluir
  20. Creme de leite fresco é a mesma coisa que nata?

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Primeiro gostaria de falar sobre o limão. 60 g de suco de limão equivale a 60 ml de suco de limão aproximadamente. Pode-se utilizar 60 ml de suco sem problemas.
    Quanto ao creme de leite. O creme de leite fresco é bem líquido, já a nata é bem mais consistente. Porém em muitos casos, praticamente em tudo o que faço, substituo o creme de leite fresco pela nata e as receitas dão sempre certo. Em alguns casos, onde verifico que é necessário um pouco mais de líquido adiciono um pouquinho de leite à nata e utilizo sem problemas. Faço isso principalmente quando quero fazer chantilly. Só não gosto de utilizar a nata no lugar do creme de leite fresco quando quero fazer sorvetes, pois não fica bom, esse até hoje foi o único caso em que a substituição não me agradou.
    Espero ter ajudado!
    Um grande beijo a todos!!!

    ResponderExcluir
  22. Já foi perguntado ates: 60G DE LIMAO CORRESPONDE A QUE QUANTIDADE? 1LIMÃO, 1/2?????? É POSSÍVEL RESPONDER???? OGRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use um medidos e meça 60ml do suco do limão! Deve dar um limão! Mas é mais confiável no medidor!

      Excluir