terça-feira, 29 de novembro de 2011

Palha italiana à minha moda


Olá amigos!!!
Já faz um tempo que venho ouvindo a respeito da Palha italiana. Tenho um amigo, muito querido, que é apaixonado por esse doce e segundo ele ninguém faz uma palha italiana melhor que a sua irmã. Confesso que eu nunca experimentei a receita da irmã desse meu amigo e acredito que deva ser divina. Mas a curiosidade "gastronômica" faz parte de mim e depois de tanto ouvir sobre a "dita cuja" resolvi fazer à minha maneira. Mas alguém pode pensar por quê  "a minha maneira", para quê mexer em time que está ganhando, afinal, a palha italiana original faz tanto sucesso?!!!! 
Pois bem, respeito o gosto de cada um. Tenho para mim que gosto não se discute!!! Mas eu já havia experimentado esse doce em uma outra oportunidade e fiquei um tanto decepcionada, achei um pouco seca e doce demais (e olha que eu sou uma formiga). Pode ser que não tenha sido feita com aquele esmero ou os ingredientes não fossem os melhores, vai saber.... O fato é que eu queria um palha italiana menos doce e um pouco mais macia, então fiz essa aí da foto!!! Vai dizer que não ficou irresistível?!!! Vou confessar que amei!!!! Para o meu gosto pessoal ficou maravilhosa e é daquelas que a gente não consegue parar de comer. Sabe aquela história: "...só mais uma, é a última..."? É por aí mesmo!!!!  
Bom, vou ficando por aqui e desejando que vocês façam essa receita pois além de ser muito fácil é extremamente compensadora!!!!
Uma semana bem açucarada a todos!!!!


Palha Italiana

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/2 pacote de bolacha maisena
1 colher (sopa) de manteiga
açúcar refinado para finalizar (o quanto baste)

Preparo:
Em uma tigela quebre as bolachas em pedaços pequenos (com o cuidado de não deixa-las com muito farelo). Reserve.
Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó peneirado. Misture tudo até que o chocolate esteja bem dissolvido. Acrescente a manteiga e leve ao fogo alto e mexa sem parar. Quando a mistura estiver começando a ferver abaixe o fogo para o mínimo continue mexendo até chegar ao ponto de um brigadeiro (esse processo demora um pouco). Quando alcançar o ponto de brigadeiro retire do fogo e acrescente as bolachas quebradas. Atenção: Não coloque todas as bolachas de uma só vez, vá acrescentando aos poucos e mexendo até que todas as bolachas estejam envolvidas e não esteja sobrando muito brigadeiro. 
Transfira essa mistura para uma forma untada e espalhe formando uma camada de +/- 1 cm. Deixe esfriar. Depois de fria corte quadrados e passe-os no açúcar refinado. Sirva acompanhando um café fresquinho!!!!

9 comentários:

  1. Hummmm...adoro palha italiana...uma delícia,e o seu está com uma aparência ótima...manda um pra mim...ou UNS se preferir rsss
    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  2. que metida!!!hheehe
    gostei do resultado...eu gosto muito de palha italiana, mas a receita que eu faço, ou melhor, fazia não tinha creme de leite e ficava na geladeira..talvez por isso ficava mais seca
    muuuuuuito bom!! beijão

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que sorte a minha poder provar um pouco das delícias que faz! Amamos, ficou muito bom!

    O bolo de milho também ficou MARAVILHOSO, do jeitinho que eu gosto. Obrigada!
    Beijo bem grande,
    Gi

    ResponderExcluir
  4. Excelente,é o que eu estava procurando!
    Bom Natal e um maravilhoso 2012!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da receita só uma dica para fica mais gostoso inves de passar no açúcar, passe no leite ninho. Bjs. D.A

    ResponderExcluir