sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Madeleines


Já faz um bom tempo que tenho visto receitas de madeleines e tinha muita curiosidade em experimentá-las. Queria saber qual textura e qual sabor elas tinham... até que no ano passado comprei as forminhas. Vejam que longo o meu namoro com essa receita! Enfim, comprei as formas no ano passado, mas só nesse ano que fui fazê-las. Agora a grande questão: você gostou?!!!! Gostei, era diferente do que eu esperava mas gostei bastante. Só para ter uma idéia, depois que tirei do forno não durou muito tempo!!! As minhas forminhas me permitem fazer 12 unidades por vez  e elas terminaram em poucos minutos. Deu apenas tempo esfriarem, pois eu queria experimentá-las quentinhas e também depois de frias. Confesso que gostei mais delas depois de frias, acho que dá para sentir melhor o sabor!!! Outra coisa que me agradou bastante foi que polvilhei com açúcar de lavanda e isso fez toda a diferença!!! Eu as descreveria como "nuvenzinhas açucaradas"!!!


Infelizmente tenho que fazer uma ressalva: essa receita só dá certo se fizer nas forminhas próprias para madeleines, aquelas em formato de concha. Posso afirmar que se for fazer em forminhas para muffins é melhor nem fazer pois o resultado é completamente diferente. Detesto fazer essa ressalva, mas tenho que ser honesta. Não vale o trabalho pois na forma errada você só irá obter um pão-de-ló e se frustrará. Quando ví um comentário parecido com esse em um outro blog fiquei um pouco irritada, não me agradou a idéia de não poder improvisar, mas infelizmente é fato!!! Digo isso pois tentei fazer em formas de muffins o restinho de massa, até tive o cuidado de colocar a mesma quantidade que vai na forminha de madeleines, mas não ficou a mesma coisa. 
Bom, receita apresentada, ressalva feita!!! Vou ficando por aqui!!!
Uma boa semana a todos!!!

Madeleines
(receita retirada do livro Cooking)

Ingredientes:
60 g de manteiga derretida (mas não quente), e mais para untar
60 g de açúcar
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
60 g de farinha de trigo com fermento, e mais para polvilhar
açúcar de confeiteiro para polvilhar (usei açúcar de lavanda)

Preparo:
Prepare as forminhas: pincele cuidadosamente cada forminha com manteiga derretida e polvilhe com farinha.
Em seguida pré-aqueça o forno a 180ºC.
Em uma tigela junte o açúcar, os ovos e a baunilha e bata na batedeira por cerca de 5 minutos, até obter uma massa clara, encorpada e que deixe uma trilha.
Peneire a farinha sobre a massa e despeje a manteiga nas laterais da tigela. Com uma colher de metal, misture tudo rapidamente, para a massa não perder ar nesse processo.
Encha as forminhas com a massa e leve assar por 10 minutos. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar. Polvilhe açúcar confeiteiro.

Observação:
  • Se não tiver farinha com fermento, utilize a farinha normal com 1/2 colher (sopa) de fermento em pó.
  • Para fazer o açúcar de lavanda basta bater  no liquidificador o açúcar refinado com as folhas e flores secas de lavanda. Guarde em um vidro bem fechado em lugar protegido da luz. 


4 comentários:

  1. snif snif!!
    eu não tenho as conchinhas de madalena!!!
    mas a gente pode combinar assim...faz umas pra mim?
    beijaozao

    ResponderExcluir
  2. Faço sim!!! Com todo o prazer!!!
    Um beijão minha amada!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani!! Que bom que vc gostou, é eu sou de jlle, mais estou morando em Ctba.
    Ah uma pergunta qdo vc fez o tiramissú, vc usou que marca de nata fresca? pq ela fala q tem q ser uma nata gorda... ai por isso nao fiz pq achei q tinha que ser uma mais especial?!?! e tbm pensei em fazer meia receita rsrsrs
    Bjs grandes
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,
    Quanto à nata utilizei aquela que vem no saquinho, da marca Do vale, mas tem também a da Tirol, e outras que considero boas também. A nata que vem em potes em geral tem 49% de gordura, algumas tem 30%. Para o mascarpone você pode optar por uma que tenha um percentual mais alto de gordura. Vale lembrar que o creme de leite fresco que vem nas garrafinhas tem um percentual de 30%, pelo menos é assim com os que conheço.
    Outra coisa: pode fazer meia receita tranquila, pois se usar a nata ela possui menos líquido para dessorar e por isso rende mais que o creme de leite de garrafinha.
    Um beijo!

    ResponderExcluir