terça-feira, 29 de novembro de 2011

Palha italiana à minha moda


Olá amigos!!!
Já faz um tempo que venho ouvindo a respeito da Palha italiana. Tenho um amigo, muito querido, que é apaixonado por esse doce e segundo ele ninguém faz uma palha italiana melhor que a sua irmã. Confesso que eu nunca experimentei a receita da irmã desse meu amigo e acredito que deva ser divina. Mas a curiosidade "gastronômica" faz parte de mim e depois de tanto ouvir sobre a "dita cuja" resolvi fazer à minha maneira. Mas alguém pode pensar por quê  "a minha maneira", para quê mexer em time que está ganhando, afinal, a palha italiana original faz tanto sucesso?!!!! 
Pois bem, respeito o gosto de cada um. Tenho para mim que gosto não se discute!!! Mas eu já havia experimentado esse doce em uma outra oportunidade e fiquei um tanto decepcionada, achei um pouco seca e doce demais (e olha que eu sou uma formiga). Pode ser que não tenha sido feita com aquele esmero ou os ingredientes não fossem os melhores, vai saber.... O fato é que eu queria um palha italiana menos doce e um pouco mais macia, então fiz essa aí da foto!!! Vai dizer que não ficou irresistível?!!! Vou confessar que amei!!!! Para o meu gosto pessoal ficou maravilhosa e é daquelas que a gente não consegue parar de comer. Sabe aquela história: "...só mais uma, é a última..."? É por aí mesmo!!!!  
Bom, vou ficando por aqui e desejando que vocês façam essa receita pois além de ser muito fácil é extremamente compensadora!!!!
Uma semana bem açucarada a todos!!!!


Palha Italiana

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/2 pacote de bolacha maisena
1 colher (sopa) de manteiga
açúcar refinado para finalizar (o quanto baste)

Preparo:
Em uma tigela quebre as bolachas em pedaços pequenos (com o cuidado de não deixa-las com muito farelo). Reserve.
Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó peneirado. Misture tudo até que o chocolate esteja bem dissolvido. Acrescente a manteiga e leve ao fogo alto e mexa sem parar. Quando a mistura estiver começando a ferver abaixe o fogo para o mínimo continue mexendo até chegar ao ponto de um brigadeiro (esse processo demora um pouco). Quando alcançar o ponto de brigadeiro retire do fogo e acrescente as bolachas quebradas. Atenção: Não coloque todas as bolachas de uma só vez, vá acrescentando aos poucos e mexendo até que todas as bolachas estejam envolvidas e não esteja sobrando muito brigadeiro. 
Transfira essa mistura para uma forma untada e espalhe formando uma camada de +/- 1 cm. Deixe esfriar. Depois de fria corte quadrados e passe-os no açúcar refinado. Sirva acompanhando um café fresquinho!!!!

10 comentários:

  1. Hummmm...adoro palha italiana...uma delícia,e o seu está com uma aparência ótima...manda um pra mim...ou UNS se preferir rsss
    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  2. que metida!!!hheehe
    gostei do resultado...eu gosto muito de palha italiana, mas a receita que eu faço, ou melhor, fazia não tinha creme de leite e ficava na geladeira..talvez por isso ficava mais seca
    muuuuuuito bom!! beijão

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que sorte a minha poder provar um pouco das delícias que faz! Amamos, ficou muito bom!

    O bolo de milho também ficou MARAVILHOSO, do jeitinho que eu gosto. Obrigada!
    Beijo bem grande,
    Gi

    ResponderExcluir
  4. Excelente,é o que eu estava procurando!
    Bom Natal e um maravilhoso 2012!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da receita só uma dica para fica mais gostoso inves de passar no açúcar, passe no leite ninho. Bjs. D.A

    ResponderExcluir
  6. Ótima receita!
    Mas, com cafezinho?! 🤔

    ResponderExcluir