quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Brigadeiro Gourmet



Olá amigos! 
O final de ano está chegando e todo  mundo se preparando para os dias de festa. Aqui em casa também estamos nos preparando, mas confesso que levo esse negócio de final de ano de uma forma bem light. Não gosto de sentir aquela "agonia"ou melhor dizendo "aquela ansiedade" muito comum dessas épocas. Para mim o natal é todo dia. Todo dia quero fazer o bem aos outros, todo dia quero amar as pessoas que me cercam, todo dia me lembro de Jesus e do seu grande amor. Penso que todos os dias deveríamos sentir e buscar  viver os sentimentos que essa época nos remete. Até porque, se não for assim, nada tem sentido e se resume a algo efêmero e que não se sustenta. Me desculpem a franqueza, mas não consigo ver as coisas de outra forma.
Mas enfim, mudando o rumo da conversa... Nesse final de ano resolvi contribuir com um projeto que irá fazer um almoço de natal para um pessoal muito valente. A minha contribuição será bem doce e bem gostosa... Brigadeiros!!! 
O valentes que eu comentei acima são os homens que estão buscando se livrar das drogas na casa de recuperação em Luís Alves/SC, o SOS Vida Jovem. Esse trabalho é muito lindo e o meu objetivo de compartilhar isso aqui no blog não é me passar por boazinha e sim compartilhar um trabalho incrível feito por um pessoal que é ainda mais valente que os rapazes que estão lá. 
Na igreja onde participo nós contribuímos ao longo do ano com leite e roupas masculinas e no final do ano costumamos fazer essa confraternização. O trabalho do SOS Vida Jovem não possui nenhuma ajuda do governo, não cobra nenhum valor monetário para internar um dependente e também não utiliza de medicamentos para que os rapazes se libertem das drogas. É ou não é um trabalho de amor feito por pessoas valentes?!!! 
Por isso, o meu desejo com esse post é, além de mostrar um trabalho em que eu acredito e que têm obtido resultados,  abrir a oportunidade para que outras pessoas também tenham a oportunidade de colaborar com esse projeto que favorece em muito a sociedade. Não vou colocar aqui nenhum número de conta, até porque cada um contribui com o que achar correto. Lá eles sempre estão precisando de tudo, desde alimentos até roupas (masculinas), material de higiene, toalhas de banho, roupas de cama, sapatos, roupas íntimas (masculinas)... Por isso, aqueles que tiverem interesse me mandem um e-mail que eu forneço o contato para que possam fazer sua contribuição. Ah! como eu gostaria que muitos contribuíssem, não apenas nessa época mas também durante o próximo ano...
Ok! Recado dado, agora vamos falar dos brigadeiros....


No blog não há nenhuma receita de brigadeiro pois esse é um doce tão brasileiro que em quase todas as casas deste país há alguém que sabe fazer essa receita. Mas para aqueles que ainda não encontraram uma receita que agrade, ou que nunca fizeram essa delícia, hoje compartilho a receita...
O que eu gosto desse brigadeiro é que ele é menos doce que a receita tradicional que leva achocolatado. A receita é do livro "Brigadeiro Gourmet" da editora Lafonte, é uma delícia e vale a pena fazer. Afinal, as festas de final de ano pedem um docinho!!!
Um beijo a todos e até a próxima!  



BRIGADEIRO GOURMET

Ingredientes:
1 lata de leite condensado (395 g)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (uso chocolate em pó 50% de cacau)
50 ml de creme de leite (de caixinha)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Raspas de chocolate, granulado ou flocos de chocolate para decorar

Preparo:
Coloque o leite condensado em uma panela junto com o chocolate e misture bem. (Utilizo uma panela de aço inoxidável com fundo grosso). Adicione o creme de leite e a manteiga e misture até estar homogêneo. 
Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre, até a massa começar a se desprender do fundo. Retire do fogo e transfira a massa para uma tigela e deixe esfriar.
OBS: O livro diz para levar à geladeira para esfriar, porém aprendi em um curso que brigadeiro nunca vai à geladeira, nem para esfriar e nem para conservar depois de enrolado. Deve sempre ser guardado fora da geladeira!
Depois de frio, pegue cerca de meia colher de sobremesa de massa de brigadeiro. Para facilitar o manuseio umedeça as mãos em água e modele uma bolinha. Passe a bolinha pelas raspas de chocolate e coloque-a em uma forminha de papel forrada com tapete de celofane. Repita o processo com o restante da massa.
Outra dica: Faça a massa de brigadeiro num dia e enrole os docinhos no dia seguinte. É recomendado que a massa descanse um bom tempo antes de moldar os docinhos.

Última dica e muito importante!!! Cozinhe a massa de brigadeiro em fogo baixo, isso resultará em brigadeiros macios e sem grumos. Com o fogo baixo é muito mais fácil acertar o ponto do doce.

8 comentários:

  1. a equipe do brigadeiro porto alegre adorou o post parabens

    ResponderExcluir
  2. Vou experimentar sem falta :) ja agora, onde posso comprar esse papel, tapete de brigadeiro? sao lindos!

    ResponderExcluir
  3. Posso usar leite no lugar do creme de leite

    ResponderExcluir
  4. Quantos dias posso deixar a massa e o docinho já enrolado fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  5. Posso colocar só o creme de leite ou é melhor colocar a manteiga. É também qual o melhor lugar para colocar o brigadeiro para esfriar. Pode colocar em vasilha de inox

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua receita. É necessário colocar manteiga?

    ResponderExcluir
  7. Não consigo acertar o ponto de desligar o fogo

    ResponderExcluir