terça-feira, 6 de setembro de 2011

Patê de frango


Há algumas semanas comi na casa do meu amigo Ney umas casquinhas de massa de pastel recheadas com patê e fiquei apaixonada. Desde aquele dia já repeti algumas vezes essa entradinha. É deliciosa... e com patê de frango, confesso que é, para mim, a combinação perfeita. 
Aqui em Joinville há uma padaria que vende vários tipos de patês que são deliciosos, e com certa frequência nós compramos para comer com pães, torradas e em sanduiches... Mas se tem uma coisa que me incomoda é gostar muito de algo e não saber fazer. Isso é uma coisa minha...tenho a necessidade de saber fazer aquelas comidas que eu gosto muito e que fazem parte do dia-a-dia. Não significa que eu não goste de comprar pronto... gosto sim, mas também gosto de saber fazer. Afinal, vai que eles parem de fazer alguma comida que eu gosto?!! Assim não me sinto presa e posso saborear  minhas comidas preferidas sempre que eu quiser, não dependendo de outras pessoas... Não sei se vocês me entendem, mas é assim que funciona na minha cabeça....
Então, voltando ao patê...
Essa receita eu inventei pois queria um patê que não deixasse evidente a presença da maionese, queria uma textura diferente. Então me inspirei no patê que compramos na padaria e resolvi misturar a ricota e o iogurte com a maionese. Gostei muito dessa base, que combinou com o frango. Outra coisa que achei legal é que não dá para saber o que vai no patê... se é maionese, se é queijo... Em resumo: vale a pena e é bem fácil de fazer... Por isso: vamos botar a mão na massa pessoal!!!! É uma boa dica para saborear nesse feriado!!!
Vou ficando por aqui... beijos e boa semana a todos!!!




Patê de frango

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de frango cozido e desfiado ou passado no processador
1 cenoura cozida cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas em cubinhos
Salsinha picada
100 g de ricota fresca
150 g de iogurte natural
200 g de maionese
1 colher (chá) de mostarda
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) do caldo da conserva de azeitonas
sal

Para as casquinhas:
1 pacote de massa para pastel (disco de tamanho pequeno)

Preparo:
No liquidificador bata a ricota, o iogurte, a maionese, a mostarda, a água e a água da azeitona. Tempere com sal. Bata bem formando um molho encorpado.
Em uma tigela misture o frango, a cenoura, a azeitona e a salsinha com o molho feito no liquidificador. Misture bem, corrija o sal se necessário e leve à geladeira. Deixe descansar por uma ou duas horas. Sirva com as casquinhas de massa de pastel, torradinhas ou em um sanduíche feito com pão sírio. 

Preparo das casquinhas:
Tire a massa de pastel da geladeira com meia hora de antecedência para que fique mais maleável e fácil de trabalhar. Coloque um disco de massa em cada forminha de empada e leve ao forno pré-aquecido 180ºC por aproximadamente 20 - 30 minutos, ou até estarem douradinhas. Retire do forno, solte as casquinhas das forminhas e deixe esfriar.

Observações:
  • Para fazer o molho de ricota e maionese pode ser necessário adicionar um pouco mais de água do que o recomendado na receita. Isso vai depender da consistência da ricota, portanto coloque a água aos poucos até que chegue na consistência desejada.
  • Quanto a mostarda, utilize uma de boa qualidade. Se não gostar de mostarda reduza pela metade a quantidade, o mesmo vale para aquelas mostardas mais amargas. Eu utilizei uma que tem as sementes e é agri-doce, mas isso depende do gosto de cada um.  
  • As casquinhas devem ficar bem assadas, ou seja, douradinhas. Do contrário não ficarão crocantes. Mas fique de olho pois elas demoram um pouquinho para assar, mas depois de assadas elas douram rapidamente.

5 comentários:

  1. Hummm...ficaram maravilhosas!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Olá. A receita é maravilhosa. O seu blog é lindo! As fotos bem tiradas! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Ficaram uma delícia!!! aproveitei e recheiei algumas casquinhas com chantily e morangos...entrada e sobremesa...muito bom!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. As casquinhas podem ser feitas de um dia para o outro e continuam crocante ou so na hora de comer mesmo? e quanto rende uma massa?
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! As casquinhas podem ser feitas de um dia para o outro. É só guardá-las em um pote bem fechado que elas se conservam. Quanto ao rendimento, vai depender da marca que faz a massa de pastel. A quantidade pode variar de um marca para a outra. Mas como são disquinhos de tamanho pequeno, cada disco de massa rende uma casquinha. Espero ter ajudado!!! Bjs...

    ResponderExcluir