segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Torta de limão


Olá amigos!
Sei que receitas de torta de limão existem aos montes e que cada um tem a sua preferida. Eu na verdade não tinha uma receita preferida de torta de limão até conhecer essa. Na verdade, nunca gostei muito dessas tortas pois até então todas que eu conhecia eram extremamente doces e ácidas... nem gosto muito de pensar...
Mas essa receita da minha querida amiga, a Dona Diclá (mãe da doce e meiga Amanda) me fez repensar a respeito das tortas de limão. É uma torta doce na medida (na minha medida, hehe!!!) e também suportavelmente ácida. O segredo é a utilização do iogurte combinado com creme de leite e o leite condensado. Para aqueles que estão em dúvida, digo que vale a pena experimentar. Na receita original da Dona Diclá vai limão cravo (aquele de casca laranjada). Como eu não tinha aquele limão fiz com o taiti mesmo. Mas em breve, farei com o limão cravo e também farei com o siciliano, estou curiosa quanto ao resultado.
Ok! Comentário feito!!!! Vou ficando por aqui... uma ótima semana a todos e até breve!!!! 



Torta de limão

Ingredientes:

Massa:
250 g de biscoito maisena
85 g de manteiga
1 ovo

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 copo de iogurte natural de consistência firme
1/2 xícara (chá) de suco de limão
raspas de 1 limão

Suspiro:
2 claras de ovos
6 colheres (sopa) de açúcar refinado

Preparo:

Massa:
Bater no liquidificador ou processador as bolachas até virarem uma farinha fininha. Transfira para uma vasilha e adicionar a manteiga e o ovo. Misture até formar uma massa. Molde a massa em uma forma para torta. Fure o fundo com um garfo e cubra com papel alumínio. Encha com feijões e leve assar em forno pré-aquecido (180ºC) por 15-20 minutos ou até que fique douradinha. Retire do forno e remova o papel alumínio juntamente com os feijões. Deixe esfriar e só depois desenforme e transfira a base da torta para o prato de servir.

Recheio:
Em uma tigela grande misture o leite condensado com o suco de limão. Misture com o auxílio de uma fuet até obter uma consistência firme. Acrescente o creme de leite, o iogurte e as raspas de limão. Misture delicadamente até homogeneizar todos os ingredientes. Coloque esse creme dentro da massa já assada e fria. Leve à geladeira por pelo menos quatro horas.

Suspiro:
Em uma panela de fundo grosso coloque as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo mexendo sempre e vigorosamente com um fuet. Vá fazendo esse processo até que as claras estejam aquecidas, mas tenha o cuidado de não deixar que elas cozinhem. Transfira essa mistura para a tigela da batedeira e bata até que esteja completamente frio. O resultado será um suspiro bem consistente e brilhoso. Distribua o suspiro sobre a torta gelada e decore com raspas de limão.

Observações:

  • O iogurte natural deve ser aquele de consistência firme (vem escrito na embalagem). O iogurte tradicional deixa o creme de limão muito mole e depois de gelado não  fica com a consistência certa.
  • Ao fazer as raspas de limão tenha o cuidado de não ralar a parte branca da casca pois do contrário elas deixarão um gosto amargo no recheio.
  • Os feijões são utilizados apenas para fazer peso sobre a massa da torta e não deixar que o fundo levante enquanto massa. Depois devem ser retirados.

7 comentários:

  1. que engraçado!! eu faço mousse de limão misturando os ingredientes do recheio com a cobertura...mas com um pouquinho mais de limão e menos da metade de açúcar no suspiro!!
    Realmente, a torta feita dessa forma fica muito mais saborosa!!! beijãozao.

    ResponderExcluir
  2. ,MUITO BOM, VOU FAZER PARA COMEMORAR O ANIVER DO GABI DIA 30 DE NOVEMBRO OK.BJO

    ResponderExcluir
  3. Eu também faço essa torta e ela é deliciosa mesmo.
    Adorei seu blog e vou te visitar sempre.
    Beijo:)
    Janice

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, muito bom tê-las por aqui!!!
    Cris!
    Vou experimentar essa mousse de limão que você faz, tenho certeza que fica deliciosa!!!
    Tia Silvia!
    Faça mesmo essa torta para o Gabi, ele vai gostar!!! E diga para ele aparecer lá na mãe quando eu estiver por lá que quero fazer uma receita especialmente para ele!!!!
    Janice!!!
    Venha mesmo e sinta-se em casa!!! É um prazer enorme poder compartilhar o que mais gosto de fazer!!!

    ResponderExcluir
  5. Dani, que legal! Que bom que vc gostou da receita! Hoje minha prima veio aqui em casa com a família e por acaso a mãe fez essa torta, foi quase a travessa toda, haha!
    Beijão!!
    Amanda

    ResponderExcluir
  6. Preciso de ajuda ! Fiz uma torta com o limão capeta (galego) e bati com casca e semente , agora ficou amarga como faco (se pessicpo) para tirar o amargo

    ResponderExcluir
  7. pela 4 vez que tento fazer essa receira e não da consistência no Musse desisto😥

    ResponderExcluir